sábado, 25 de setembro de 2010

Uma simples Carbonara / A simple Carbonara



Sexta-Feira. 10h da noite. Jantar. Nada em casa. Supermercado fechado. Supermercado de emergência. Não tem grande variedade. A Sofia fez as compras. Eu juntei os ingredientes. Apareceu uma Carbonara.

INGREDIENTES (para duas pessoas)

- 100grs de bacon fatiado
- 150 grs de cogumelos
- 200ml de natas
- 2 dentes de alho
- 1 malagueta (opcional, claro está)
- pimenta
- 1 colher de chá de molho inglês
- sal


PREPARAÇÃO

Convém cozer a massa. Se há coisa que costuma irritar as pessoas é a massa crua. Cozam a quantidade que costumam fazer para duas pessoas.
Numa frigideira em lume médio (nem no máximo, nem no mínimo) deixar derreter o bacon partido em tiras de 1/2cm de largo. Como há quem goste dele estaladiço, quem goste mole, quem goste com gordura ou sem, deixo ao vosso critério.
Retirar o bacon e passar um papel na frigideira para tirar a gordura em excesso (sem medo que os dedos não queimam).
Juntar um fio de azeite e saltear os cogumelos em lume forte por um minuto. Reduzir para lume médio, juntar a pimenta, o alho e continuar a fazê-los saltar. NÃO JUNTAR O SAL.
Juntar o bacon que estava de reserva e o molho inglês. Deixar tudo aquecer e juntar as natas. Envolver bem e deixar cozinhar por 2 min. Rectificar o sal e a pimenta.
Já está. Demorou cerca de 10 min. Um pouco mais do tempo da massa cozer. Bom proveito.


--- --- ---

Friday. 10 p.m.. Dinner. Nothing to cook. Supermarket closed. Emergency Supermarket. Got some ingredients together. A Carbonara came up.

INGREDIENTS (serves 2)

- 100grs sliced bacon
- 150grs white mushrooms
- 200ml fresh cream
- 1 garlic clove, finely chopped
- 1 hot pepper
- salt
- pepper
- 1 ts Worcestershire Sauce

PREPARATION

As a simple, easy, fast carbonara this is, just frie the bacon in 1cm peaces. Reserve. Use the same skillet to saute the mushrooms in medium heat with a bit of olive oil - ADD NO SALT! Saute thm for 1 minute, add some pepper, the red pepper and the garlic. leave it for 2 more minutes. Add the bacon and the worcestershire sauce. Leave it to heat up and add the fresh cream. Cook for 2 min.. Taste for salt and pepper. Don't forget to preveously cook the pasta. It's ready. Enjoy.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Figos / Figs



Andam por aí a inventar uma série de receitas com figos. Pois que ainda não encontrei nenhuma que chegasse perto do prazer de comer um bom figo por si só. Para apreciadores!


Many people invente recipes with figs but for me there's nothing like the pleasure of eating a good fig on it's own.

And now... for something completly different!

Ok... now in portuguese and english. After a few requests "Bigode Tuge" (Portuguese Mustache) is now bilingual. Recipes, tags and most of it so that my non-portuguese speaking friends can understand it.

Enjoy the simple recipes I make at home. I'm not a chef, just a curious. If you have any comments, ideas or suggestions just put them down on the comment section or email me.

Thanks

Tiago



A pedido de algumas famílias, não muitas, o "bigode tuga" agora passa a ser bilingue. Mais trabalho para mim para que os amigos que não falam português também possam seguir esta aventura culinária.

E não esquecer: quem tiver comentários, sugestões ou ideias é favor deixá-las nos comentários ou enviar um mail.

Obrigado,

Tiago

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Sem net



Passei uma semana sem net e com preguiça de ir a outro sítio. Uma semana de reflexão, portanto. Muitos cozinhados dos quais darei as receitas em breve. Falta-me afinar as almôndegas de frango. Estavam boas mas ainda não deliciosas!
Andava há muito tempo à procura de um molho de tomate bom e fácil de fazer. Cheguei a uma receita que não compromete, simples e deliciosa. Rápida q.b.. Brevemente.

Quanto à fotografia, uma máquina de moer carne. Foi só limpar a ferrugem e funciona que é uma maravilha!

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Chilli de Legumes


Se é que lhe posso chamar assim, este chilli de legumes é perfeito para comer por si só, como entrada ou como acompanhamento de carnes grelhadas.
Eu gosto bem picante. Quem não gosta, pode poupar na malagueta!

INGREDIENTES:

- 1/2 curgete grande
- 1 cebola média
- 1/2 pimento vermelho (assado)
- 100ml de polpa de tomate
- 2 dentes de alho
- 5cl de vinho branco
- 1 malagueta
- Pimenta (para moer)
- 1 colher de sopa de Coentros picados
- Azeite
- 1 lata de feijão manteiga (peq)

PREPARAÇÃO:

A cebola e a curgete partem-se em cubos (+-1cm). Após aquecer bem o tacho a utilizar, pôr o azeite e a cebola. Deixar a cebola alourar em lume alto. Quando estiver transparente, juntar a curgete. Manter o lume alto e mexer de quando em quando. Deixar cozinhar por 3 a 4 minutos. Juntar o pimento assado, a polpa de tomate, o alho e a malagueta picados e o vinho branco.
Misturar, tapar e deixar em lume brando por 5 minutos. Juntar o feijão e a água da cozedura e misturar bem. Juntar o sal, os cominhos e os coentros e deixar apurar.

SUGESTÃO

Se servir como prato principal, vai bem com arroz branco. Como já disse, será um óptimo acompanhamento para carnes grelhadas.

Capsicum


Comprei uma planta nova. Bem vermelhas e picantes. Um espectáculo!!!

sábado, 11 de setembro de 2010

Porque hoje é Sábado

E porque hoje é Sábado foi dia de descanso. Cozinhei apenas uma simples massa com legumes que estava uma delícia mas não vou partilhar essa receita (até porque já não me lembro do que atirei lá para dentro!).

Isto de a malta ter pouco que fazer dá nestas ocupações.

Esta semana vou estar a fazer experiências com massas para pizza. Deixarei aqui a receita de que mais gostar.

Até lá, vou fazer panquecas. Ainda tenho um pouco de "maple syrup", mel e canela.

Panquecas.

Até.

Curgete gratinada com tomate


Como acompanhamento ou, para os mais radicais, como prato principal, é simples e rápido de fazer.

INGREDIENTES:

- 1 curgete média
- 1 tomate maduro
- 100 ml de polpa de tomate
- 4 folhas grandes de manjericão
- 1 dente de alho grande
- Sal
- Oregãos
- Azeite
- Queijo de S. Jorge

PREPARAÇÃO:

Num triturador juntar o tomate (sem pele de preferência), a polpa, o alho e o manjericão. Triturar (obviamente, senão mais valia por numa tigela qualquer).
Num tabuleiro de forno (pequeno) pôr azeite e dispor rodelas de curgete intercaladas com um pouco de molho de tomate. Temperar com sal e pimenta. No final, regar com o resto do molho, ralar o queijo (q.b. conforme o gosto de cada um) e deitar também os oregãos.
Vai ao forno. Não me perguntem quanto tempo porque isso vai variar consoante o gosto. A curgete, de qualquer forma começa a estar boa ao fim de 10 min a 200ºC.
Simples, de sabor simples mas bastante rico.

VARIAÇÕES:

É claro que, quem não gosta do sabor forte do queijo de S.Jorge, pode usar outro queijo. A mozzarela será mais leve, especialmente se for fresca!

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Petit Gateaux Expresso




Bom para aqueles momentos em que apetece qualquer coisa doce, rapidamente. Especialmente para as mulheres que têm desejos repentinos, ou para aquelas noites de inverno em que não sabemos muito bem o que nos apetece, ou para quando a cara-metade pede insistentemente um doce (que não os próprios).
É fácil e muito rápido de fazer, utiliza ingredientes que temos normalmente em casa (e os que não têm deveriam ter!!!).

Vamos lá:

(Receita para 2 taças)

INGREDIENTES:

- 40 grs de chocolate de culinária
- 15grs de manteiga
- 1 colher de chá de farinha
- 1 ovo
- 1/2 colher de café de fermento
- 10grs de açúcar (ou + para quem gostar do chocolate bem doce)


PREPARAÇÃO:

Derreter o chocolate com a manteiga 30s no micro-ondas (não se deve fazer mas abrimos uma excepção). Bater o ovo com o açúcar, juntar a farinha e o fermento. Após bater bem, juntar o chocolate e a manteiga. Misturar, dividir em duas taças e levar ao micro-ondas entre 20 a 30s (consoante quiserem mais ou menos chocolate líquido no produto final. O exemplar da foto cozinhou um pouco mais (40s) para poder desenformar. Ficou sem chocolate líquido).
E pronto, não vale a pena deixar arrefecer.

VARIAÇÕES:

Pode sempre juntar-se um toque de vinho do Porto, ou de rum, ou de qualquer licor a gosto. Para os mais radicais podem optar pela minha preferência que é juntar um pouquinho de malagueta. É delicioso!

PS: O meu agradecimento à minha amiga Susana pela ideia.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Tudo começa pelo início

Decidi fazer um blog. Mais um, na realidade. Borrifei-me para os outros e vou concentrar-me neste.
A princípio tive alguma dificuldade em decidir o tom das mensagens. Já cheguei a uma conclusão: com tudo o que se passa no país e no mundo, decidi que optaria pelo optimismo, pela leveza de uma piada ou outra, pela sugestão. Assuntos sérios, brincadeiras, trivialidades e até uma receita ou outra, vão fazer parte destes textos. Tudo o que se passe com a minha pessoa, num dia, numa semana, num mês. Experiências e conclusões. Perguntas e respostas.

Bem vindos ao Bigode Tuga. Bigode porque às vezes até vai ter pêlos. Tuga porque, obviamente, vem deste canto da Europa.
Espero que, também útil para descontrair, aprender alguma coisa ou ficar a pensar. Claro que o espaço de comentários está aberto a todos. Digam bem ou digam mal, o importante é que digam.

Tiago Vieira